Leitor de Conteúdo

Rádio Medianeira


Conteúdo Publicado em 23/03/2016   

idade do Vaticano (RV) – Acoletiva do Papa aos jornalistas presentes no voo que o trouxe de volta a Roma, vindo do México, teve ampla repercussão na mídia internacional. Entre os temas que mais chamaram a atenção, estavam as palavras de Francisco sobre Trump e a imigração, a questão dos greco-católicos após o encontro com Kirill, o vírus Zika e o recurso ao aborto e à contracepção e o debate sobre as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. A Rádio Vaticano pediu ao seu Diretor, Padre Federico Lombardi, uma análise dos temas abordados.

RV: O Papa sublinhou que quem pensa somente em levantar muros e não pontes, não é cristão. Muitos falaram de uma excomunhão, se podemos assim dizer, em relação ao candidato republicado na corrida pela Casa Branca, Donald Trump....

“Mas o Papa disse aquilo que bem sabemos, quando seguimos o seu magistério e as suas posições: que não precisa construir muros, mas pontes. Isto ele sempre diz, continuamente, e o diz também a propósito das questões das migrações na Europa, muitas vezes. Portanto não é um problema específico, limitado a este caso. É uma  abordagem sua bem geral, muito coerente com aquilo que é seguir com coragem as indicações do Evangelho de acolhida e de solidariedade. Naturalmente, isto depois foi muito reproduzido, mas não é que quisesse que fosse, de forma alguma, um ataque pessoal, nem uma indicação de voto. 

O Papa disse claramente que não entrava nas questões do voto na campanha eleitoral nos Estados Unidos e disse também – algo que naturalmente não recebeu muita atenção -  que ele dizia isto no caso que fosse exato e verdadeiro aquilo lhe havia sido referido, portanto, dando o benefício também da dúvida à propósito daquilo que lhe foi referido pelas expressões do candidato republicano. É, portanto, o conhecido discurso da acolhida, de  construir pontes ao invés de muros, que é característico deste pontificado. Vai interpretado e entendido neste sentido”.






Enquete

Qual destes estilos musicais você gosta.

  Clássica
  Nativista
  Popular
  Sertanejo




Categorias

TagCloud


        


Video